quinta-feira, dezembro 01, 2016

E O REI NÃO PERDEU A MAJESTADE! CARLSEN MANTÉM O TÍTULO MUNDIAL.

Acabou! Depois de 16 partidas Carlsen impôs seu jogo nas partidas rápidas do desempate e mantém o título máximo do xadrez. 

Devo confessar que minha torcida sempre foi por Carlsen. Parece fácil torcer pelo favorito, mas ficou evidente neste match que as coisas não foram fáceis para o jovem campeão. Nas partidas clássicas, Carlsen não apresentou o seu melhor xadrez, por outro lado, Karjakin, o desafiante, mostrou-se preparado para o confronto. Ele inclusive havia dito que "Se Carlsen quiser continuar campeão do mundo, terá que jogar no melhor nível de sua vida". Bem, não foi preciso, Carlsen deixou passar alguns bons lances e com certeza não foram suas melhores performances, mas, ficou evidente que Karjakin não teria condições de derrotá-lo, tendo em vista que poderia ter arriscado mais, optou pela defensiva, o que deu certo nas clássicas, mas nas rápidas Carlsen deu as cartas! 

Na segunda partida do desempate Carlsen deixou a vitória escorrer pelo dedos, há méritos na defesa de Karjakin, mas o campeão acabou se complicando nos arremates e perdeu uma ótima chance de conquistar a primeira vitória. 

Na terceira partida, Carlsen mais uma vez fez uso da Giuoco Piano (Partida Italiana) e conseguiu seu o ponto. 

A quarta e decisiva partida, Carlsen de brancas jogava pelo empate, a pressão estava agora com o desafiante. 1. e4 e c5!! A primeira semiaberta do match! Karjakin precisava arriscar e optou pela Siciliana, mas Carlsen fugiu das linhas mais tradicionais e jogou 5. f3...Seria uma partida normal? Definitivamente não! O lance 50. Dh6+ foi brilhante, fez valer o ingresso! Um belíssimo arremate que garantiu o título mundial pela terceira vez.

Acompanhe a partida que decidiu o mundial. 


Carlsen poderá ser maior do que Fischer e Kasparov? Especialistas dizem que sim! Eu aposto nisso, creio que está no Top 3 dos maiores da história. Posso estar errado, e meu conceito não tem intenção de polemizar, mas me parece que nos jogos de  Fischer e Kasparov a superioridade deles ficava mais evidente. Em algumas partidas que Carlsen empatou, Fischer jogaria "a la muerte"! Kasparov também.

Uma coisa é certa, não há dúvidas de que Carlsen tem sido o melhor nos últimos anos e seguirá sendo. Se vai conseguir o "título" de melhor da história, só o tempo dirá, na minha modesta opinião, este título ainda é de Kasparov e sua genialidade! 

Nenhum comentário: