segunda-feira, janeiro 26, 2015

10 PERGUNTAS PARA KIM GARCIA DE SOUZA

Iniciamos a série de entrevistas em 2015 com Kim Garcia de Souza, que neste domingo p.p. conquistou o título máximo da categoria. Tornou-se campeã Paranaense. 
O evento foi realizado nas dependências do Clube de Xadrez de Curitiba. 
Nesta entrevista Kim nos fala sobre o seu inicio no jogo de xadrez, sua opinião sobre o xadrez feminino e como foi vencer este importante torneio. 



XP: Fale um pouco do seu início. Quando começou a jogar? 
Comecei a treinar em 2009 por causa da Bruna (Bruna Garcia de Souza, sua irmã), eu tinha que levar ela nos treinos de xadrez, e comecei a me interessar também e treinar junto.

XP: E gostou desse seu primeiro contato com o xadrez?
Ah! Na verdade no começo foi meio forçado (risos) porque como eu tinha que ficar no treino com ela (Bruna), com o tempo comecei a me interessar. Mas hoje em dia, eu amo jogar...

XP: Esta conquista do título máximo do xadrez feminino paranaense, certamente é um marco em sua trajetória até aqui. Como se preparou para este evento?
Todo mundo pergunta isso, mas na verdade não tive uma preparação específica, só treinei um pouco em casa com a Bruna e joguei as partidas tranquilamente, com bastante calma.

XP: E o que esperava de sua participação? 
Eu entrei nesse torneio para dar o meu melhor, esperava ficar até terceiro.

XP: Foi um evento muito disputado, você ficou com a mesma pontuação de outras duas enxadristas, quando viu o resultado final com o seu melhor desempate, qual foi sua reação? 
Eu fiquei muito feliz e me senti honrada, pois é um torneio forte com grandes jogadoras!

XP: Com um resultado destes, é de se esperar que você seja muito procurada por fortes equipes para os Jogos Abertos. Já pensou sobre isso?
Sim, mas esse ano já fechei com uma cidade, estou aberta a propostas para o ano que vem.

XP: De uma maneira geral, o que acha dos eventos de xadrez feminino no Paraná?
Eu acho que a quantidade de eventos é reduzida, e o número de enxadristas é baixo, penso que poderia ter mais incentivo em relação a isso.

XP: Você recebe algum patrocínio?
A maior parte das despesas são pagas pela Prefeitura de São José dos Pinhais, através do técnico da equipe, William Cruz. E quando necessário meus pais contribuem.

XP: Dia 08 de março (ainda a ser confirmado) Piraí do Sul irá realizar o IV Torneio do Dia Internacional da Mulher, valendo Fide, e possivelmente uma premiação em dinheiro. É desse tipo de torneio a que você se refere?
Sim, em relação aos torneios. Porém penso que deveria ter mais incentivo no xadrez de base, para assim se formarem futuras enxadristas, por que comparado com o xadrez masculino, o feminino é sempre bastante reduzido.

XP: Tem algum livro que a tenha ajudado a melhorar o seu jogo? 
Não, na verdade eu mais pratico do que leio, treino muito com a minha irmã, que também é uma ótima jogadora, além de jogar on line no Chesscube, com enxadristas do mundo inteiro.

Considerações finais.

Esse título foi muito importante pra mim, adquiri muita experiência. Quero agradecer a todos que me apoiaram e torceram por mim, e parabenizar a todas as enxadristas que participaram do torneio, além da Fexpar, por realizar o mesmo, e o clube de xadrez de Curitiba (CXC) por disponibilizar o local.

Acompanhe uma das melhores partidas de Kim Garcia no Paranaense Feminino. 

Nenhum comentário: