quarta-feira, agosto 01, 2012

10 PERGUNTAS PARA WILLIAM CRUZ.

O Blog Xadrez Piraí entrevista um dos nomes mais expressivos do Xadrez de São José dos Pinhais, trata-se de William Cruz, ou simplesmente Cruz, como é conhecido. 
Nesta entrevista nosso amigo opina sobre assuntos polêmicos, como o a relação CREF - Xadrez, conta-nos um pouco sobre o sei início de carreira e suas pretensões futuras, projetos frente à FEXPAR e o como São José dos Pinhais está se preparando a fase final dos Jogos da Juventude do Paraná. 

Como foi seu inicio? Conte-nos um pouco sobre o seu aprendizado.
R= Tudo começou no Colégio Estadual São Cristóvão, em 2002, pelo trabalho do professor Marcelo Vinícius dos Santos, que despertou meu interesse por xadrez.  Comecei a jogar o Circuito Curitibano de Xadrez Escolar (atual Desafio Xeque Mate) e me animei com os resultados, abandonando os treinos de futebol.  Meses depois, conheci o Osvaldo Andrade, grande responsável pela evolução técnica dos enxadristas são-joseenses.  Também gostaria de ressaltar a importância do Clube de Xadrez de Curitiba, que durante todos esses anos realizou grandes torneios, proporcionando a oportunidade de jogar contra os melhores jogadores do Brasil.
Celebrando mais um título na carreira (Paranaense Sub 20)
Você é um dos melhores jogadores do Estado do Paraná, como conseguiu manter um bom nível tendo que dividir seu tempo com a faculdade?
R= Eu te agradeço pelo elogio, apesar de achar que você está sendo um tanto otimista comigo. Em geral, jogar xadrez não é fácil mesmo. Na juventude, tudo é novo e divertido. Nesse contexto, o xadrez pode ficar um pouco de lado.  Depois disso, a maturidade chega e você precisa ter responsabilidade.  O que eu vou ser da vida? O que preciso fazer para isso dar certo? As repostas para essas perguntas às vezes deixam o xadrez ainda mais distante. De qualquer forma, eu sempre continuei trabalhando no xadrez, nunca parei, por mais difícil que fosse o momento. Claro que em alguns momentos mais, outros menos, mas sempre estive por ai, entre uma partidinha e outra. Como dica, é bom se juntar com pessoas que estejam animadas com o xadrez. Quando meus amigos de São José dos Pinhais se distanciaram do jogo, me aliei ao Rafael Moreira Araújo (Nutrinho) que estava num ótimo momento, depois disso, fiz algumas viagens com o Paulo Palozi, entre outros, sempre buscando unir forças.

Vai participar do Aberto do Brasil, em Maringá? Qual sua expectativa?
R= Participação confirmada.  Em janeiro de 2012 eu estava com 2152 de rating FIDE. Nessa época iniciei um treinamento com o GM Sandro Mareco, com o objetivo de passar a barreira dos 2200. Atualmente estou com 2188 e vou tentar cumprir essa meta em Maringá.

São José dos Pinhais é a sede da final dos Jogos da Juventude, fale um pouco sobre a estrutura que a cidade irá oferecer para os atletas no período dos jogos.
R= O Aeroporto Internacional Afonso Pena está localizado em São José dos Pinhais. Desta forma, a cidade está recebendo inúmeras melhorias para a Copa do Mundo. Na área esportiva, no último mês foi inaugurado o Ginásio Afonso Pena, com capacidade para 4 mil pessoas. É uma estrutura moderna que será o principal palco dos jogos.
 Em passagem pela Argentina!

Qual sua expectativa com relação ao desempenho da equipe da casa nos Jojups?
R= É sempre difícil falar de resultados. O trabalho é realizado em muitas cidades e todos possuem os mesmos objetivos. Por estar mais próximo da capital, tenho uma noção superficial do que acontece no interior. No masculino, o objetivo é muito claro, inicialmente a ideia é lutar pelo pódio e, se as coisas forem dando certo, quem sabe não surpreendemos.  No feminino, o trabalho iniciou um pouco depois. A média de idade da equipe é de apenas 14 anos. As meninas são talentosas e quem sabe, não conseguimos algumas medalhas.

O que você acha sobre a exigência de CREF para os técnicos / professores nos Jogos Oficiais do Paraná? Acha que os professores de xadrez devem fazer parte do sistema CREF/CONFEF?
R= Não vejo a necessidade do CREF para o xadrez.  Existem muitos técnicos de sucesso que não possuem esse certificado. Eu preferia ter um GM como técnico do que um Doutor em Educação Física.  O colunista de futebol, Augusto Mafuz, do portal paraná-online, menciona o tema em um trecho do seu texto:
 “... A propósito de Ricardinho (técnico do Paraná Clube), o Conselho de Educação Física quer proibi-lo de trabalhar formalmente como treinador, por não ter curso universitário. O dito conselho rasga a Constituição e legisla às escondidas. Não há lei que proíba Ricardinho. Ao contrário, a Constituição o protege. Há quinze anos, o saudoso Hélio Alves já falava que o fantasma dos técnicos eram os educadores físicos. Dito e feito: não sabem nada de futebol, mas querem ser treinadores...”
Augusto Mafuz, 31 de julho de 2012.

Hoje você é o responsável pela parte de comunicação da FEXPAR, basicamente, quais são suas atribuições frente à Federação?
R= Neste momento eu estou à frente, junto com o ilustre Prof. Wilson Silva, de um projeto visando colocar o xadrez na TV. Trata-se de um programa com conteúdo para os enxadristas do estado. É o que eu posso contar no momento, para não prejudicar o andamento das coisas.

Como é realizado o trabalho com o xadrez em São José dos Pinhais? Existe apoio por parte do poder público e/ou parcerias privadas?
R= Em São José dos Pinhais, o apoio é total da Prefeitura Municipal. A Secretaria de Educação sede o local para o Clube de Xadrez e a Secretaria de Esportes mantêm tudo funcionando.
No empate histórico contra o GM Sunye.

Atualmente o blog Xadrez Piraí publica uma série denominada “Talentos Paranaenses”, e neste primeiro momento foca os enxadrístas na faixa de idade de até 18 anos. Em São José dos Pinhais, quem você destacaria como talentos no masculino e no feminino?
R= No masculino temos o Bruno Henrique Alves (vice no PR sub-10), o Paulo Muraro Ferreira (vice no PR sub-18), mas hoje vou destacar o Jefferson Lucas Munhoz Barbosa. O atleta não pôde jogar o paranaense, mas está enfrentando de igual os principais jogadores do Clube de Xadrez de Curitiba. Em um único evento, venceu o presidente Acyr Calçado, empatou com o Paulo Palozi e com os irmãos Vitório e Justo Chemin.
 No feminino, destaco a Geovana Jareck Zeck, o pessoal um pouco mais velho vai lembrar de suas irmãs que jogaram o Jojup´s por vários anos. Geovana tem mostrado uma evolução boa, estando entre os primeiros do Desafio Xeque Mate, também conseguindo destaque entre os meninos.

De uma maneira geral, como você analisa o xadrez no Paraná? Quais os pontos positivos e o que tem que ser feito para melhorar em alguns aspectos?
R= Eu percebo que, em geral, tudo gira em torno dos Jogos da Juventude. O problema disso é que cria uma rivalidade muito grande entre os atletas e entre os técnicos. Muitos querem esconder ao máximo as informações e isso prejudica o desempenho geral. Acho que o trabalho deveria ter o objetivo de formar mestres, campeões brasileiros e não encarar o Jojup´s como uma Copa do Mundo. Talvez se os coordenadores levassem isso até as prefeituras, seria mais fácil unir o estado em um sistema de treinamento integrado, que poderia ser pela internet, formando uma escola paranaense de xadrez, muito mais fortalecida que uma escola curitibana, são-joseense, londrinense.

Considerações finais
Eu gostaria de agradecer a todos que me ajudaram nessa jornada: minha família, meus amigos e meus alunos, pessoas que me motivam a ser uma pessoa melhor. O Colégio Estadual São Cristóvão e o Colégio Estadual do Paraná, que usaram o xadrez como ferramenta pedagógica para a minha educação.  O Clube de Xadrez de Curitiba e a Fexpar que ofereceram oportunidades para a evolução como enxadrista. A Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais que me oferece as condições necessárias para jogar um xadrez melhor e para treinar a nova geração de enxadristas. O Colégio Top Gun que acreditou no meu trabalho e me deu uma chance como professor de escola. As cidades de Cascavel, São José dos Campos-SP, Altinópolis-SP que me deram oportunidades como enxadrista e, em especial, Campo Mourão, onde fiz muitos amigos e tenho ótimas recordações dos três anos de conquistas.

O Blog Xadrez Piraí agradece William Cruz pela entrevista.
Nosso próximo entrevistado será o renomado Dr. Wilson da Silva.

Nenhum comentário: